top of page
Foto do escritorThaís Farhat

Febraban Tech 2024




Nos dias 25 a 27 aconteceu a 34ª edição do Febraban Tech, o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, e trazemos pra você as tendências e apostas:


  • Inteligência artificial segue sob os holofotes Tema central do evento, as discussões debateram como a IA está transformando o setor financeiro, com destaque para a preocupação com a governança de dados e a conformidade com padrões éticos, de segurança e privacidade de dados.

  • Experiência omnichannel a partir de uma base de dados integrada Seguindo a temática do open finance, foi bastante discutida a importância da integração de dados para oferecer uma experiência omnichannel aos clientes, com a finalidade de ter uma visão única do cliente e estar presente pelos canais utilizados para oferecimento dos produtos e serviços. Como consequência, o tema da proteção de dados segue em pauta, dando maior destaque também para o armazenamento dados em nuvem.

  • Sustentabilidade e foco no cliente Em palestra sobre o futuro dos negócios, uma conclusão foi evidente: para ter sucesso e se manterem no mercado os players do setor financeiro precisam se tornar mais sustentáveis e focadas no cliente.

  • Próximos desafios Além de tratar das oportunidades e práticas do cenário atual, os especialistas debateram como as empresas do setor financeiro podem se preparar para os próximos desafios, que incluem o uso de tecnologias IA, 5G e computação em nuvem, bem como os riscos decorrentes da IA, como o viés algorítmico e discriminação.


Convidamos o time de Segurança da Informação e Desenvolvimento da Vale Presente pra compartilhar os principais insights:

TF: Como foi apresentada a estrutura em nuvem para a modernização da infraestrutura do setor bancário?

Sobre a modernização da infraestrutura dos grandes bancos teve um painel que tratou o assunto (multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talentos). O painel discutiu o uso de multi nuvens híbridas, tanto privadas quanto públicas, para atender todas as diversas particularidades de uma infraestrutura bancária. Foi mostrado como a mescla de nuvens pode trazer resultados em agilidade, segurança e retorno financeiro, e também os desafios da adoção da infraestrutura em nuvem versus o regulatório pedido pelo Bacen. Daniel Coelho - Desenvolvedor na Vale Presente S.A.

TF: Quais inovações, tendências ou desafios você destacaria desta edição do evento?

Dois destaques em questão de tecnologia foram: um provedor com um esquema de infraestrutura de DevOps para banco de dados e desenvolvimento, ou seja, o provisionamento de desenvolvimento. Principalmente o anonimizado pro setor financeiro foi muito bacana por ser automático: toda vez que o desenvolvedor vai corrigir um bug ou fazer um teste, ele consegue jogar de forma automática já com dados anonimizados como se estivesse em um ambiente real. Outra tendência foi o oferecimento de tudo via serviços: tudo o que era hardware estão oferecendo via serviços, via SaaS. Essa tendência de pagar por subscrição, por serviço, em vez de ter que comprar um software, é muito bacana. Josias Figueira - Gerente de Segurança da Informação na Vale Presente S.A.
Como a inteligência artificial era o centro das discussões, como forte tendência notei que todas as empresas fornecedoras de soluções financeiras e grandes instituições bancárias estão investindo pesado na área de IA para não ficarem para trás, ninguém quer ser o último a lançar ou desenvolver alguma solução com o uso de IA. Daniel Coelho - Desenvolvedor na Vale Presente S.A.
 Gostei bastante também de alguns fornecedores que estão usando o Open Finance e IA para conhecer melhor o comportamento e preferências dos clientes e com isso sugerir produtos e oportunidades personalizadas para cada um. Daniel Coelho - Desenvolvedor na Vale Presente S.A.
Como desafio senti uma enorme preocupação com relação a hora certa de liberar para os usuários finais alguma solução em IA Generativa. Como ainda é uma área muito nova, existe muito receio em saber se realmente o treinamento dado a uma IA foi o suficiente para não sofrer alucinações e com isso apresentar uma recomendação ou resultado errado para os usuários, o que certamente levaria a perdas financeiras. Um outro ponto de preocupação dos gestores e responsáveis pelo negócio é como garantir o uso correto e legal dos dados pessoais dos usuários pela IA, principalmente relacionados a LGPD. Daniel Coelho - Desenvolvedor na Vale Presente S.A.

 Eai, o que achou? 


0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page